Contabilidade para ONG
Ata de registro de preços: entenda como funciona

Entenda como funciona a ata de registro de preços
Descubra agora como funciona a ata de registro de preços para ONGs
As ONGs, apesar de receberem verbas de órgãos públicos, devem tomar muito cuidado na hora de gastar dinheiro, pois as saídas podem ser mais recorrentes que as entradas, justamente por estarmos tratando de uma instituição sem fins lucrativos.
No entanto, mesmo com a verba curta, as atividades da sua ONG precisam ser realizadas; para isso, é preciso ter a mão de obra e os produtos necessários.
Por esse motivo, contar com uma ata de registro de preços é uma boa alternativa, afinal, ela pode te ajudar a tomar as melhores decisões, mas para realizá-la é necessário entender como ela funciona.
Continue lendo o nosso artigo e descubra como você pode usar a ata de registro de preços ao seu favor. Vamos lá!
O que é a ata de registro de preços?
A ata de registro de preços é uma ferramenta que pode ser usada em licitações a fim de colher informações básicas sobre os concorrentes, como, por exemplo, tempo de execução, valores cobrados e afins.
Dessa forma, você poderá avaliar melhor as opções disponíveis e escolher a que mais fizer sentido para a sua instituição – pelo preço, tempo para entrega, história da empresa e muito mais.
Claro que usar essa estratégia pode trazer muitos benefícios para a sua ONG, sobretudo porque você poderá obter o serviço ou produto necessário e garantir que a compra esteja dentro do orçamento.
Ao criar uma ata de registro de preço, você não se obriga a fazer a contratação de imediato, pois esse documento pode ficar disponível para preenchimento entre um até doze meses.
Por fim, podemos destacar também que a ata de registro de preços pode promover, além da economia monetária, a economia de tempo, haja vista que, com um único processo, você terá em suas mãos todas as informações necessárias.
As ONGs são obrigadas a criarem uma ata de registro de preços?
A pergunta que fica é: as ONGs são obrigadas a criarem uma ata de registro de preços? E não, elas não são, assim como também são devem abrir licitações de forma obrigatória.
Porém, apesar de demandar certo conhecimento, as ONGs só têm a perder ao não adotarem essa técnica, afinal, como vimos, são vários os benefícios que podemos garantir a partir dele.
Então, toda vez que precisar contratar algum serviço ou, até mesmo, quiser fazer uma pesquisa de preços, não hesite em abrir uma ata de registro de preços dentro de uma licitação!
Uma contabilidade pode te ajudar!
Por isso, caso precise de ajuda para começar a usar a ata de registro de preços ao favor da sua ONG, entre em contato com uma contabilidade!
Os contadores poderão te explicar cada detalhe sobre esse processo e te ajudarão a escolher a opção mais benéfica para a sua instituição!
Conte com o nosso apoio!
Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo! Estaremos a postos para tirar todas as suas dúvidas e, ainda, para descobrir como podemos te ajudar!
Aproveite os benefícios da ata de registro de preços de forma completa com a nossa ajuda! Estamos te aguardando, até a próxima!
Fonte: Gestão Terceiro Setor